Fale conosco

(18) 3324-8401
(18) 9 9765-9700

Publicado em 03 de novembro de 2025
Contábeis

Com a implementação do IVA Dual prevista na reforma tributária, empresas no Brasil enfrentam indefinição sobre o tratamento fiscal de gastos com marketing e publicidade. A questão central é se esses investimentos poderão gerar crédito fiscal ou serão considerados custo irrecuperável.

Campanhas publicitárias de grande porte, comuns em setores como varejo, automotivo, farmacêutico, telecomunicações e bens de consumo, podem ter impacto direto sobre a margem de lucro das empresas, caso o IVA incidente sobre esses serviços não seja creditável.

 

Divergências sobre o conceito de insumo

O IVA Dual prevê que tributos pagos sobre bens e serviços utilizados como insumo para a atividade econômica podem ser compensados. Especialistas identificam duas interpretações sobre o marketing:

A definição oficial determinará se o imposto pago sobre serviços de agências, mídias ou plataformas digitais poderá ser compensado.

 

Potenciais efeitos para empresas

A interpretação da Receita Federal sobre o conceito de insumo terá impacto sobre custos e estratégias de investimento.

Entre os efeitos possíveis estão:

 

Além disso, o setor observa que qualquer definição sobre o crédito fiscal poderá influenciar a forma de contratação de serviços de publicidade e de estratégias de comunicação corporativa.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias